No caso clínico de hoje, vamos entender o episódio que ocorreu com a nossa paciente Raya, uma Pomsky de 1 ano de idade.
O vilão da história é nada mais, nada menos que um caroço de manga! Ao observar que Raya engoliu o caroço, seu responsável a levou para a ala de emergência da nossa unidade do Recreio dos Bandeirantes. Chegando lá, foi atendida pela Dra. Giulia (clínica geral), que fez a avalição clínica do animal e indicou o exame de endoscopia para retirada de corpo estranho. Em seguida, entrou-se em contato com a equipe de emergência, composta pela Dra. Raísa Godoi (endoscopista) e pela Dra. Alyandara (anestesista) para a retirada do caroço de dentro do estômago de Raya, sendo o procedimento indolor e desempenhado de forma menos invasiva possível.
Corpos estranhos gástricos podem ser dos mais variados. Alguns exemplos comuns são: ossos, linhas, brinquedos, meias e até mesmo, como nesse caso, um caroço de manga.
O perigo para o seu pet é grande, dada a capacidade que os corpos estranhos possuem de obstruir a passagem do estômago, além de haver o risco de perfurarem o órgão, levando a quadros ainda mais graves.
Raya foi liberada de volta pra casa cerca de 1 hora após o término do procedimento, já super espertinha e andando. ?
Caso veja seu pet ingerindo qualquer tipo de objeto, traga ao Cetra mais próximo de você!??