BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Ainda hoje, na sala de espera de clínicas de pequenos animais, frases como “vou aguardar minha cadela ter uma ninhada para castrar” ou, “meu cão vai ficar bobo depois da cirurgia”; são frequentemente ditas. Todos têm suas crenças, porém, muitas delas já foram derrubadas pela ciência. Portanto, a fim de esclarecer o nosso público, segue abaixo, lista dos principais benefícios de submeter o seu pet (canino e felino), à cirurgia de castração (esterilização).

1 – Evitar gestação indesejada: Esse é o mais óbvio benefício. Mas, na nossa realidade, onde milhares de cães e gatos ainda vivem nas ruas, sujeitos a condições bastante adversas, contribuir para não agravar esse cenário, já é uma ajuda e tanto. Contudo, aqui vai uma ressalva: a cirurgia é de caráter irreversível! Portanto, só a realize quando tiver certeza de ser esse o seu desejo.

2 – Controlar comportamentos sexuais indesejados: Agressividade e micção compulsiva e descontrolada (marcação de território) são comportamentos comuns e indesejáveis, em cães machos não castrados. A remoção dos testículos e, portanto, a redução brusca na produção do hormônio masculino Testosterona, é capaz de modular esses “desvios” de comportamento. Nesse caso, quanto mais cedo for realizada a cirurgia, melhores serão os resultados. E, ao contrário do que muitos pensam, a castração dos cães e gatos não deixa o animal mais “bobo”.

3 – Prevenção das doenças do sistema reprodutor: Algumas doenças comuns de machos e fêmeas pets podem ser evitadas, com a cirurgia de castração. Piometra (grave infecção do útero), tumores uterinos, ovarianos e testiculares não ocorrem em pacientes castrados. E, geralmente, tais doenças se manifestam em pacientes mais idosos, quando o risco de serem submetidos à cirurgia é, com freqüência, maior.

4 – Prevenção dos tumores de mama: Esse talvez seja o mais importante motivo, para se realizar a castração do seu pet! Estudos científicos já comprovaram que a cirurgia de castração, nas cadelas e gatas, reduz de modo significativo, a ocorrência dessa doença, que é uma das maiores causadoras de óbito na rotina clínica de pequenos animais. Porém, é fundamental que o procedimento seja realizado, preferencialmente, antes do primeiro cio ou, entre o primeiro e segundo cios.

Esses são alguns dos benefícios de realizar a castração do seu pet. Pense nisso e, converse com o Médico-Veterinário de sua confiança. Um abraço!

M.V. Frederico Rios Coutinho

CRMV-RJ 5950

Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas.
WeCreativez WhatsApp Support
Cetra Vet