Leishmaniose Visceral Canina

A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto popularmente conhecido como mosquito – palha. Os cães, gatos e alguns animais silvestres são os reservatórios dessa doença que também pode afetar os humanos, sendo considerada uma zoonose.

Os sintomas são variados e pode ocorrer perda de peso, letargia, falta de apetite, seborréia e feridas que não cicatrizam, crescimento rápido das unhas, anemia, inchaço dos linfonodos, diarreias persistentes, conjutivites, sangramento nasal, ferimentos ao redor dos olhos e da pele. Por ser uma doença sistêmica, a Leishmaniose pode ser confundida com uma série de outras doenças.

O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos, testes sorológicos, PCR e citologia através de punção de linfonodos ou medula óssea.

Para prevenir esta doença, todas as unidades do Cetra Vet dispõe da única vacina disponível somente para cães, a Leishtec. Para o seu animal ser vacinado ele precisa ter no mínimo 4 meses, realizar o teste sorológico rápido de sangue e com o resultado negativo ser submetido ao protocolo vacinal, constituído por 3 doses de vacinas, com intervalos de 21 dias impreterivelmente, isto é, sem atrasos, pois isso poderá acarretar na repetição do protocolo vacinal. Além disso é necessário proteger os animais contra a picada de mosquitos para que ele não se torne um reservatório da doença, através de pipetas e coleiras repelentes.

Como os casos de Leishmaniose na cidade do Rio de Janeiro vem aumentando, temos o compromisso de agir na prevenção desta doença através da vacinação dos animais, visto que é uma doença de grande importância para a Saúde Pública e estamos disponíveis para esclarecer mais sobre a doença, tirando dúvidas e conscientizando nossos clientes.

Autora: Dra. Beatriz miloski scharfy – Crmv-RJ 13870

Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas.
WeCreativez WhatsApp Support
Contato
Cetra Vet
Acessível