Seu PET está lambendo e arrastando o bumbum no chão? Saiba o que pode estar provocando isso

Os animaizinhos iniciam a lamber e arrastar o bumbum no chão, isso pode ocorrer por alguns motivos:

– Fezes grudado no pelo
– Verminose
– Alergia após a tosa higiênica e nas alergias
– Esvaziamento e Inflamação da glândula adnal

FEZES GRUDADA NO PELO

As fezes grudam quando os pelos estão grandes ou elas estão amolecidas. Por isso manter o animal com a tosa higiênica e com uma ração de qualidade para manter as fezes de consistência normal. Se o seu animalzinho mesmo com uma ração adequada e mantendo a higiene da região estiver com as fezes amolecidas pode ser sinal de algumas doenças como: Verminose, infecção intestinal e ou alergia alimentar. Neste caso uma avaliação com o veterinário e alguns exames são importantes com: o de fezes, sangue e ultrassonografia. Em alguns casos uma colonoscopia para biopsia do intestino. 

VERMINOSE

Um grupo de doença causadas por diferentes vermes parasitas em geral se instalam no intestino, mas pode abrigar em outros órgãos como coração e pulmão. A transmissão ocorre por ingestão de água, comida contaminados ou por ferida na pele em alguns casos.

A liberação dos “ovos” pelo intestino pode causar coceiras no bumbum, além de outros sintomas como:  dor e inchaço abdominal, gases, cansaço frequente, diarreia intercalado com prisão de ventre, alteração de apetite, perda de peso e presença de pequenos pontos brancos nas fezes. O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verminose e o correto tratamento. Às vezes, pode ser necessário a realização de um exame de sangue para avaliar a extensão da parasitose.

ALERGIA APÓS TOSA E AS ALERGIAS EM GERAL

Na tosa higiênica da região e feito por uma máquina adequada para os pets, mas como a lâmina tem um movimento de vai e vem pode ocorrer irritação na pele em animais mais sensíveis. Por isso a avaliação e orientação do veterinário permite que o animal tenha uma tosa sem estresses e diminui a irritação.

Nas alergias por alguns motivos a identificação do que causa a alergia é difícil. Uns dos principais sintomas é a coceira generalizada, perda de pelo, descamação da pele, vermelhidão entre outros. Neste caso levar o animalzinho ao dermatologista veterinário é o recomendado, assim através de alguns exames como raspado, tricotomia e de sangue poderá analisar e diagnosticar a causa da alergia. Alguns animais são atópicos, significando que ele tem hipersensibilidade hereditária a diversas substâncias como poeira, perfume, acaro entre outros.

INFLAMAÇÃO DA GLÂNDULA ADNAL

Os Cães e gatos, mais raro em gatos,  tem uma bolsa localizada na região da anus e são responsáveis pela liberação de lubrificantes oleoso e fétido na área final do intestino para quando o animal defecar não sentir dor, proteger a mucosa intestinal e identificação social. Quando o animal defeca as glândulas são esvaziadas por pressão da passagem das fezes na região e no estímulo de demarcação do território. Os fatores que causa a inflamação ainda não estão bem estabelecidos, mas algumas raças estão mais propensos como: Poodles, Chihuahuas, Pastor alemão, Labrador, Irish Setteres, Old Englesh Sheepdog, Boder, Collie  e Bulldog. Como diarreias recentes, os mais idosos por perda de tônus muscular, obesidade e acúmulos de fezes na região.

Quando aumenta a produção da glândula ou ocorre uma inflamação no ducto o animal inicia a arrastar o bumbum no chão tentando esvaziar a glândula, quando não consegue pode ocorrer uma fistula. Leve o seu animalzinho no veterinária para melhor diagnóstico e tratamento.

Referências:

BIRCHARD.SCHERDING, Manual Saunders, Clínica de Pequenos Animais, São Paulo, Roca, 1998

ETTINGER,S,J; FEELDMAN, E.C., Tratado de Medicina Interna Veterinária, Rio de Janeiro, Guanabara, 2004

HNILICA, Keite A. Dermatologia De Pequenos Animais – Atlas Colorido e Guia Terapeutico, 2° Ed., Roca, 2009

LORENZ, Michael D.; CORNELIUS, Larry M., FERGUSON, Duncan C. Terapêutica Clínica Em Pequenos Aninais, Interlivros, 1996

Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas.
WeCreativez WhatsApp Support
Contato
Cetra Vet
Acessível